Um Casamento Cheio de Alegria

Sejam submissos a Jesus e cheios de esperança nEle (Romanos 14:7-8; 12:12).
Façam com que o seu principal objetivo seja serem um retrato agradável de Cristo e da igreja a Deus (Efésios 5:22-33) e diante do mundo, para que eles possam glorificar a Deus (Mateus 5:26).

E contemplai o mistério!: “Deus não criou a união entre Cristo e a igreja conforme o padrão do casamento humano; é justamente o contrário! Ele criou o casamento humano com base no padrão da relação de Cristo com a igreja” (Piper, Desiring God, p. 181).

Reconheçam que vocês são co-herdeiros da graça da vida eterna (1 Pedro 3:7)

Reconheçam que o casamento é uma expressão da realidade de que Deus criou pessoas para serem canais, não becos-sem-saída, de Sua graça (Gênesis 2:18). Portanto, procurem ser um canal da graça de Deus de um para outro, em todo o tempo!

Amem um ao outro com sentimentos e ações (Efésios 5:25; Tito 2:4), que significa buscar seu prazer no prazer do outro (Efésios 5:28-30).
Com amor romântico - se alegrar com a alegria do outro e expressar isto num romance criativo (Provérbios 5:18-19; Cântico dos Cânticos 1:2-4, 8-11; 4:1; 6:4).

Com amor sexual - tome grande deleite na sexualidade, satisfazendo um ao outro (Provérbios 5:18-19; 1 Coríntios 7:1-5; Hebreus 13:4).

Com profundo amor ágape - sirvam um ao outro cheios de alegria (Efésios 5:22,25).

Com amor companheiro - sejam os melhores amigos (segundo o modelo de Romanos 12:10).

Rechace as discussões e as críticas (Gálatas 5:15).

Se uma falha ou erro deve ser apontado, faça-o com exortação e não com criticismo negativo (que é oposto ao construtivo) - (2 Tessalonicenses 3:12-13; Romanos 12:19,21) - com implicações, desencorajamentos e/ou com intenção de revanche e “acerto de cortas”.

Nunca comparem.

Nunca ameacem (Efésios 6:8-9).

Riam (Salmos 126:1-2).

Honrem um ao outro (Romanos 12:10).

Embora o título não seja inteiramente acurado, o livro de Gary Smalley, Amor é uma Decisão, faz um grande trabalho ao apontar que honrar alguém significa colocar grande importância (isto é, peso) sobre quem eles são, o que eles dizem, e o que eles fazem. Honrar alguém significa que nós as consideramos como sendo de grande importância e mostramos isto em nossas ações.

Em seu livro Casamento de Impressionar, Ruth Bell dá alguns exemplos de ações que devemos evitar para honrarmos uns aos outros: Não seja um controlador, não desdenhe das realizações do outro, não implique, não enfatize as falhas e sempre esteja ao lado do seu companheiro. Com respeito a última, ela escreve, “Quando estamos ao lado como um crítico, isto é desleal e desonroso para o nosso amado. Se o criticismo é válido ou há alguma verdade para ele, não honra o relacionamento se enfiamos a faca mais fundo, depois que já tiramos sua confiança. Honrar nosso companheiro significa que sempre estamos do seu lado, a despeito da circunstância ou acusação” (p. 93).

Esposos, sejam compreensíveis com suas esposas (1 Pedro 3:7); esposas, tenham um espírito dócil e tranqüilo, que é precioso à vista de Deus (1 Pedro 3:4).

Perdoem (Efésios 4:32).

Usem seus recursos monetários para o propósito de serem ricos em boas obras, entesourando riquezas no céu, onde nossa completa esperança deve estar (1 Timóteo 6:17-19).

Esposas, administrem suas casas (1 Timóteo 5:14).

Devotem uma quantia de tempo consistente para estarem juntos sozinhos.

Façam coisas juntos.

Sejam responsáveis um pelo outro.

Sejam um time.

Orem juntos consistentemente.

Estudem a Bíblia juntos consistentemente.

Orem por seu casamento consistentemente.

Esposas, sejam submissas (isto é, obedeçam em atitude e ação) aos seus maridos (Efésios 5:22-24; Colossenses 3:18).

Ruth Bell comenta, “Minha submissão a ele não deve ser condicionada ao seu comportamento, mas deve ser de acordo com a Palavra, porque a Bíblia não me diz para ser submissa se; ela apenas me diz para ser submissa. Minha responsabilidade é obedecer e deixar Deus tratar com ele. Isto traz graça e engrandecimento” (Casamento de Impressionar, p. 71)

Maridos, sejam devotados às suas esposas, amando-as segundo o modelo de como Cristo ama a igreja (Efésios 5:25-30; Colossenses 3:19) e não sejam amargos com elas (Colossenses 3:19).

“Como Jesus diz em Lucas 22:26, 'Aquele que lidera seja como o que serve'. O marido que se deixa cair na poltrona diante da televisão e faz sua esposa correr para cá e para lá como uma escrava, abandonou o caminho de Cristo. Jesus cingiu-se com uma toalha e lavou os pés dos apóstolos. Ai do marido que pensa que sua virilidade requer dele uma atitude dominadora e exigente para com sua esposa...[Porque o homem ser líder significa] sentir a grande responsabilidade de assumir a liderança nas coisas do Espírito; você deve liderar a família em uma vida de oração, no estudo da Palavra de Deus e na adoração; você deve liderar ao dar à família a visão do seu propósito e missão; você deve tomar a frente e moldar o padrão moral do lar e administrar sua paz feliz. Jamais encontrei uma mulher que geme debaixo de uma liderança semelhante a de Cristo. Mas sei de incontáveis esposas infelizes porque o marido abdicou da liderança que Deus lhe conferiu e não tem visão moral, um conceito espiritual do propósito da família, e por isso nenhum desejo de liderar ninguém para lugar algum...O lugar do homem é ao lado da cama dos seus filhos, conduzindo-os em devoção e oração. O lugar do homem é na condução de sua família à casa de Deus. O lugar do homem está em levantar cedo e sozinho para buscar de Deus visão e direção para a família” (Piper, Desiring God, pp. 184, 185).

Fonte: Monergismo
Autor: Matt Perman