A mulher e o casamento




Transcrição:

(retirado da legenda do vídeo - ainda falta revisar)
PROVAÇÃO: 8 TESTEMUNHAS de 1ª e 2ª Pedro JULGAMENTO

Olá, Mars Hill! Bom ver que vocês estão todos conosco em O CASAMENTO E A MULHER. Se não sabem, meu nome é Mark, um dos pastores aqui na igreja. Eu tenho dois anúncios rápidos e já iremos começar, temos muito a falar hoje. A todos vocês que oraram essa semana, obrigado. Eu e mais outros estivemos doentes, mas passamos por isso. Um grande congresso na Boot Camp, tivemos, aproximadamente, 800 líderes lá; nem sei de quantas nações, dúzias... Foi maravilhoso! O livro novo, "Vintage Church", saiu, ainda está à venda, preços a US$ 22, você pode comprar dois por US$ 15 em Mars Hill, em qualquer campus. Mais duas coisas rápidas: Estou liderando uma caravana à Grécia e Israel neste verão. Então, se você sempre quis ir, você pode ir conosco, vamos batizar pessoas no rio Jordão, incluindo meu filho, minha mãe e meu pai. Estou realmente animado com essa viagem, iremos onde Jesus esteve, vamos subir as escadas do Monte do Templo, vamos ao Jardim do Getsêmani, vamos ver o lugar em que Jesus ressurgiu, vamos ver tudo, você pode clicar em ujtours.com, ou ir ao site principal da marshill.org. Orem, também, nesta sexta-feira, no campus Ballard, a rede de televisão ABC estará lá. Vou participar de um debate com Deepak Chopra, um líder hindu da nova era. Iremos debater a existência de Satanás e o mal. A rede ABC vai gravar e isso vai ao ar para milhões, então orem para que eu não faça como Charlie Brown, e que eu não coloque o pé na bola proverbial.

Você pode verificar o blog essa semana, haverá fontes disponíveis. Será rápido, não sabemos como isso tudo vai funcionar. Estaremos recebendo a ABC, vai ao ar no horário nobre, acho que na próxima semana, então haverá mais coisas no blog essa semana, e hoje continuaremos com a série de Julgamentos, se você ainda não pegou o Guia de Estudos, pegue um, ele vai guiar seus estudos com sua família, se você na verdade for um pai, e no seu grupo comunitário, e queremos que todos vocês estejam em um, se você não estiver, você pode se registrar em um após o sermão de hoje. E hoje, o que eu vou fazer, é pregar um sermão um pouco menor, pelo menos em teoria, e aí vou trazer minha esposa Grace aqui hoje. Estamos lidando com 1 Pedro 3:1-6, "A Mulher e o Casamento", e eu tenho certeza de que vocês terão muitas perguntas, então achei que devia trazer minha amável esposa. Você pode mandar sua pergunta por texto para 95495, e a primeira palavra precisa ser "TRIAL".

Agora permita-me enfatizar isso: hoje só aceitaremos perguntas de mulheres. Como Grace está comigo, apesar do fato de estar doente, e o meu filho Gideon virou um sprinkler, e vomita a cada 30 minutos, (tivemos uma semana muito interessante na casa dos Driscoll), ela teve graça suficiente (daí o nome Grace) de vir e servir, então vamos deixar as mulheres perguntarem hoje, temos certeza de que elas têm muitas perguntas. Semana que vem veremos 1 Pedro 3:7, só para os maridos, só para os homens, então, homens, vocês podem segurar suas perguntas até semana que vem, e esse é, na verdade, um sermão em duas partes. Vou começar e orar, depois vamos ler 1 Pedro 3:1-6, estamos lidando com submissão no contexto do casamento, não importa o que eu diga hoje, apanharei como uma Piñata, apanharei feio, mas tudo bem, tudo o que eu peço é me ouça, escute a totalidade do sermão, considere o que eu tenho a dizer e não reaja imediatamente, como um gato faz com a água. Dê-me ouvidos. 

Vou começar e orar: Pai Celeste, eu oro para que nosso tempo juntos seja agradável a Ti, como será proveitoso para nós, conforme lemos essa Escritura bastante apropriada, cautelosas, cuidadosas, bíblicas, que o Seu Espírito guie minha instrução, e, Deus, eu te agradeço que, em Mars Hill, nós ensinamos através dos livros da Bíblia e lidamos com o que quer que as Escrituras nos dêem, e hoje, Deus, na sua soberania e providência, viemos a esse lugar no Livro lidar com Submissão. E é minha oração que nós nos submetamos à Sua Palavra, para que entendamos a Submissão. Peço essa graça, no bom Nome de Jesus, amém! 

Vamos começar... Vamos apenas ler 1 Pedro 3:1-6: Esta seção devia ter um marcador saindo da sua Bíblia, isso explode em debate e controvérsia. Será divertido, ao menos pra mim... 1 Pedro 3:1-6: "Da mesma forma, esposas, sejam sujeitas" (algumas traduções vão dizer "submissas") "aos seus maridos para que, mesmo que alguns não obedeçam à Lei" (não são cristãos) "eles sejam ganhos sem uma palavra, pela conduta de suas esposas" "quando eles virem sua conduta respeitável e pura." "Não deixe seu adorno ser externo, o pentear o cabelo, o colocar de jóias de ouro," "ou a roupa que veste, mas deixe seu adorno ser a pessoa escondida" "no coração com a imperecível beleza de um espírito gentil e calmo" "que aos olhos de Deus, é muito precioso." "Pois assim é como as mulheres santas, que esperavam em Deus, costumavam adornar-se," "submetendo-se aos seus maridos, como Sara obedeceu a Abraão, chamando-o de senhor." "e vocês são suas filhas, se fizerem o bem," "e não temerem nada que ele disser que seja assustador." 

É nisso que vamos falar hoje. Deixe-me contextualizar você e já vamos começar. Vou te dar o contexto da minha vida, e depois vou te dar o contexto das Escrituras. Quinta-feira, Grace e eu celebramos o 21º aniversário do nosso primeiro encontro. Nosso primeiro encontro foi 12 de março de 1988, ambos tínhamos, na época, 17 anos de idade. Eu estou com a mesma garota há 21 anos. Amo-a com todo o meu coração, passamos por nossos momentos ruins, estou certo de que mais virão, e pela graça de Deus, passaremos por eles também. Então eu falo como um homem que tem amado e sido fiel a uma mulher desde 1988. Além disso, essa semana eu tive a grande honra e privilégio, ontem, na verdade, de oficiar o casamento da minha irmã. Ela é minha irmã mais nova, sou o mais velho de 5, são 3 rapazes, 2 moças, agora estão todos casados, e eles passaram pelo processo pré-nupcial da Mars Hill, e eu pude oficiar o casamento da minha irmã mais nova ontem, que foi uma tremenda honra e uma grande alegria. Então eu não venho aqui como alguém que quer discutir, ou lutar, mas como alguém que ama sua esposa, ama ver pessoas se casando, e verdadeiramente, pode honestamente dizer: "Eu quero o melhor para vocês". E eu quero o melhor para vocês quando se trata de casamento. Mas para terem o melhor no casamento, vocês precisam entender autoridade, e submissão à autoridade, e isso nos leva ao contexto de 1 Pedro. 

Em 1 Pedro 2:13-25, ele já falou sobre submissão, até aqui, como cidadãos devem se submeter a autoridades governamentais e o governo, e como empregados devem se submeter aos seus empregadores. De 1 Pedro 2:13 até o fim do livro, o verdadeiro tema é submissão à autoridade, com várias aplicações. Avançando, quando chegarmos a 1 Pedro 5, ele ensina que os anciãos e pastores da igreja devem se submeter a Jesus, o pastor chefe e senhor, e os cristãos na igreja devem se submeter àqueles que são seus líderes. No meio desses temas do livro, submissão na igreja, no trabalho, ao governo, lidamos com o problema da submissão pertinente ao lar, em 1 Pedro 3:1-7. Lidaremos com os 6 primeiros versículos essa semana, pertinentes às mulheres. Lidaremos com 1 versículo na semana que vem, cap. 3, vers. 7, pertinente aos homens. Também direi isso: que os cristãos discordam, na verdade, frequentemente oralmente, sobre essa questão. Você pode ser um cristão e discordar nessa questão, mas na minha humilde opinião, haverá consequências negativas se você for não-bíblico na maneira de organizar seu casamento. Você pode ser um cristão, mas não acho que você possa ser um cristão feliz no casamento e totalmente bíblico como Deus quer, a menos que você obedeça às coisas que Ele colocará como princípios hoje. 

Para dar uma pequena introdução, acredito que há 3 meios principais pelos quais as pessoas na nossa cultura veem o casamento hoje. Vou mostrá-las rapidamente. O primeiro é o que chamamos de Feminismo Não-Cristão. Não há distinção inata de gêneros entre os papéis de maridos e esposas. Então o marido e a esposa têm, essencialmente, vidas separadas. Ele tem seu trabalho, ela tem o dela, ele tem seus amigos, ela tem os dela, ele tem seus interesses, ela tem os dela, ele tem sua conta bancária, seu cartão de crédito e suas finanças, e ela também. Algumas vezes isso leva a 2 camas separadas ou 2 suítes master separadas. Uma das tendências crescentes na arquitetura é casas com duas suítes master, para que eles vivam essencialmente como colegas de quarto sob o mesmo teto. O que segura um marido e uma mulher juntos, nesse caso, são os filhos, se tiverem algum, e vários interesses estão envolvidos em causas, uma rede social, coisas dessa natureza. E, literalmente, eu diria a vocês que esse tipo de casamento está realmente pendendo por um fio. Que as pessoas estão, na verdade, vivendo como se já fossem solteiras, e por isso tantos casamentos acabam em divórcio. 

Divórcio é a conclusão lógica para aqueles que vivem vidas separadas, paralelas, de conveniência, e se, em algum momento, os filhos crescerem, ou não houver filhos, ou os interesses não forem mais comuns, ou outra pessoa entra no seu mundo, então você está pronto para o divórcio, ou talvez o adultério. Esse é o casamento americano comum. A segunda opção é o que chamaríamos de Igualitarismo Cristão. Aqui, homem e mulher não tem distinção inata de gêneros até agora, no que compete a papéis, homem e mulher são iguais, pela virtude do fato de ambos serem à imagem de Deus, (lidaremos com isso em Gênesis 1 a 3 na semana que vem) mas eles diriam que a Bíblia não diz que o homem precisa ter certas responsabilidades e suas esposas precisam ter certas responsabilidades. Então, novamente, eles vivem, a um alto grau, vidas separadas. Ele tem o trabalho dele, ela tem o trabalho dela, ele tem a vida dele, ela tem a vida dela, e há porções da vida deles que se cruzam, geralmente filhos e interesses. Mas você sabe o que acontece nesse tipo de casamento? A maioria de suas vidas não é vivida em plena integração como um. 

A intenção de Deus para o casamento em Gênesis 2, foi que o homem e a mulher fossem um como Deus é um só. E aqui são dois com ocasiões e aspectos do casamento onde são um só, mas para a maioria de suas vidas, são dois indivíduos, e não uma unidade. E o que ocorre invariavelmente é que, conforme os filhos crescem, ou os interesses diminuem, a distância aumenta. Há menos, e menos, e menos do que eles têm em comum. Por isso os casamentos cristãos estão sujeitos, particularmente quando as crianças crescem e deixam a casa, a gravitar para a distância, é aqui que os homens têm suas crises de meia idade, é aqui que as mulheres saem para achar suas identidades, e é aqui que isso resulta em separação, o divórcio e a dificuldades. Se o que está segurando as coisas juntas é, basicamente, os filhos, quando os filhos se forem, a "cola" também vai. Alguns de vocês têm pais que experimentaram isso, e vocês viram isso em primeira mão. 

A terceira opção é o que chamaríamos hoje de Complementarianismo Cristão. É a posição da Mars Hill Church, é a minha opinião, é, claramente, o ensinamento da Bíblia, do início ao fim. E é tal que o mundo é governado pelo soberano Deus da Bíblia, que o marido deve liderar sua família amável e sacrificialmente, que a mulher deve respeitar e seguir a liderança do marido, e os filhos devem honrar e obedecer seu pai e sua mãe. E dizendo isso, eu citei uma longa lista de versículos, e vocês nem sabiam. É apenas o que a Bíblia diz: Deus domina sobre todas as coisas: Colossenses 3, 1 Pedro 3, Efésios 5; o homem é o cabeça e líder da casa, ele deve amar como cristo amou a igreja, Efésios 5:25; que a mulher deve respeitar e seguir a liderança de seu marido, de novo, Colossenses, Efésios, 1 Pedro 3; que os filhos devem seguir a liderança de seu pai e sua mãe, é um dos 10 Mandamentos. Paulo ecoa isso em Efésios 6; esse é o ensinamento predominante na Bíblia. 

O que isso significa? Que o marido não é a autoridade máxima: Deus é. E que acima do marido há outras autoridades, como o governo, (ele já lidou com isso no capítulo 2) e a igreja. (ele vai lidar com isso no capítulo 5) O que isso significa é que se o marido está em pecado, a esposa e os filhos não precisam viver sob injustiça, eles apelam para autoridades maiores, como Deus, e autoridades que Deus estabeleceu ambas pelo Estado (ela pode chamar a polícia), e pela igreja (ela pode chamar os anciãos e iniciar a disciplina da igreja). Isso não configura o marido como rei, senhor, deus, salvador e cristo. Esse trabalho já tem dono. Ok? Jesus governa, o marido governa amavelmente sob Jesus, como Jesus. A mulher respeita a liderança do marido, e os filhos honram e obedecem seu pai e sua mãe. Tudo isso significa que eles estão vivendo uma vida única e integrada, e quando os filhos saem, o casamento está OK, porque o que os mantém juntos é que eles estão vivendo como adoradores no universo de Deus, seguindo Seus propósitos, com vidas totalmente integradas. Esse é o plano da Bíblia, é para isso que nós exortamos vocês. 

Avançando para 1 Pedro 3, ele diz o seguinte: (e essas são recomendações e exortações para as mulheres, não estou apenas trabalhando com mulheres esta semana, também falaremos do homem semana que vem, portanto, voltem) 1 Pedro 3:1: "Da mesma forma, esposas, sejam sujeitas" ou se submetam "aos seus próprios maridos". Ele não diz que as mulheres devem se submeter aos homens. Ele diz que as esposas devem se submeter aos seus maridos. Estamos falando de uma mulher se submetendo a um homem. Eu tive essa conversa com uma mulher recentemente, ela disse "eu não confio em homens", eu disse "nem eu". Você só precisa confiar em um cara, só isso, não estamos pedindo mais que isso. Isso também não nega a igualdade de maridos e mulheres, de novo, eles são portadores da imagem de Deus. Tendo dito isso, 1 Pedro 2, do mesmo modo, um empregado não é menor que um empregador, um cidadão não é menor que um governante ou líder, há igualdade, e deferênça, e respeito, e esse é o jeito que Deus ordenou ao mundo. E essa mesma palavra, de ser sujeito ou submisso a, é o que começou toda a discussão, começando em 1 Pedro 2:18. É o tema da segunda metade do livro de 1 Pedro. 

Agora, o que queremos dizer com ser sujeito a, ou se submeter a, é que o marido deve, amável, humilde, sacrificial, altruísticamente - permita-me colocar várias palavras atrás disso - liderar sua família. E que a mulher deve respeitá-lo, e seguir sua liderança. Isso não é chauvinismo, (veremos isso semana que vem) ele é bem claro de que ele é contra o chauvinismo. Lemos em outro lugar, em Efésios 5:25, que os maridos devem amar suas mulheres como Cristo amou a igreja e se deu por ela. Isso é uma liderança sacrificial, humilde e altruísta. Além disso, o que ele está dizendo aqui, é que cristãos, invariavelmente, terão horas no casamento onde eles simplesmente não concordam. Na grande maioria do tempo, num casamento, um marido e uma mulher, oram, estudam, discutem, dialogam, e chegam a uma conclusão. De novo, Grace e eu estamos juntos a 21 anos, casados a 16. Nós chegamos a concordar, quase o tempo todo. Mas há momentos no casamento em que o marido e a esposa não concordam. Eu não estou falando aqui de uma questão secundária menor. É noite de namorar, ele quer carne, ela quer peixe, e eles não conseguem decidir onde ir. Esses são fáceis: apenas dê o que ela quer. Esses são fáceis. Ok? Isso é apenas "ame-a". Apenas ame-a, sirva-a, faça o que ela quer. O que estamos falando aqui é dos problemas grandes. "Quando começaremos a ter filhos?", "quando comprar uma casa?", "que casa compramos?", "quantos filhos teremos?", "que igreja frequentaremos?", essas são decisões de vida grandes, monumentais, cataclísmicas. As grandes. 

Haverá a ocasião, e você sempre vai querer trabalhar pelo propósito da unidade, que Deus estabelece em Gênesis 2. Você sempre vai querer trabalhar pela unidade, mas vamos dizer que vocês não concordem. Se você é casado, talvez você tenha passado por isso. Vocês apenas não concordam. O que vocês fazem? Nesse momento, o marido tem 3 opções: Número 1: ele pode esperar pela sua mulher em oração que venha a concordar com ele. Ei, isso não é imediato, que o homem tome as decisões e a mulher tenha que se submeter há várias coisas que um homem pode fazer. A primeira pode ser: "Quer saber? Minha mulher luta com isso." "Quero ter consideração, quero ser paciente, como Deus tem consideração e paciência comigo." "Vou amá-la, orar com ela, conversar com ela," "vamos trabalhar em todas as variáveis," "e eu acho que ela se voltará, só preciso esperar um pouco." Número 2: O marido pode decidir apelar para uma autoridade maior. Ele pode escolher trazer um mediador. Estamos num impasse, "vou chamar um pastor, ou um conselheiro bíblico," "ou um casal mais velho que ambos respeitamos," "e vamos deixá-los no papel de árbitros, e vamos deixá-los decidir." 

Um marido pode querer adiar essa decisão, pode ser que ele tenha uma inclinação, e sua esposa discorda dela, mas ele não está totalmente convencido do que é certo, e ele luta com a questão, pode ser bom procurar conselho adicional, talvez até se submeter à uma autoridade superior. Um marido tem o direito de fazer isso, e se for o caso, ele será sábio em fazê-lo. A terceira opção é: ele pode tomar a decisão. Algumas vezes isso acontece porque a situação é urgente, uma decisão tem de ser tomada, e ele toma a decisão. Ela, então, deve submeter-se a ele, sujeitar-se a ele, respeitar sua decisão, e seguir sua liderança como cabeça da casa, essa é a linguagem que a Bíblia repetidamente usa. É o que ela diz. E assim é que funciona num casamento cristão. De outro modo, você tem é um conflito, uma guerra, um desentendimento constante, e esses desentendimentos nunca se resolvem, se tornam numa briga, normalmente parece que um vai ganhar, mas no fim os dois saem perdendo, pois mesmo que você ganhe, você perde, porque vocês não são um só, e você dá uma brecha ao inimigo, você se abre, vem o cinismo, separação, distância, falha de confiança, desconfiança, e você está separando em vidas paralelas, e isso é perigoso. Então é isso que Pedro está dizendo. 

Agora, eu perguntei a Grace se podíamos usar alguns exemplos da nossa vida, e ela disse "claro". e esses são alguns exemplos que ela deu. E algumas de vocês, mulheres, vão, imediatamente, lutar contra isso, porque, verdade seja dita, a grande maioria, senão todas as pessoas que frequentam a Mars Hill Church são feministas em algum grau. Elas não começam com entendimento bíblico, e quando lêem a Bíblia, elas, meio que, viram os olhos, e "pffff... hahhh..." tomam aqueles suspiros profundos e pesados, e procuram por livros que digam "não é bem assim". Essa é sua disposição natural. Romanos 1 chama isso de "supressão da verdade", porque você quer continuar com o que está fazendo. Então, eu perguntei a Grace se podíamos usar alguns exemplos, e ela disse "sim", e cada exemplo que ela me deu para compartilhar com vocês é uma situação (isso pode chocar vocês) onde ela não queria cuidar dela mesma tanto quanto eu, então eu a pedi que se submetesse a mim para que eu pudesse mimá-la. Então, se quando você pensa em submissão, tudo que você pensa é: "o marido está fazendo coisas degradantes com a mulher". Na maior parte do tempo, se a mulher tem um caráter de Deus, é realmente humilde e trabalha bastante, o marido vai tentar mimá-la, porque ela não está cuidando bem de si mesma. Vou te dar alguns exemplos. 

Ahn... Bem, um exemplo foi quando gracie notou a educação de nossos filhos. Ela decidiu que ela provavelmente gostaria de ensinar em casa cinco filhos com os meus meios de vida insanos - passeios turísticos e full-blown. Eu amo minha esposa com todo o meu coração, só que ela não é super organizada. Ela não é organizada, ela não é naturalmente uma garota sistemática. Eu disse, querida, eu estou indo e vindo, viajando e escrevendo todas essas coisas, divertimento e mais cinco crianças, sério? Ensino em casa, acho que você pode fazer mas não acho que é uma boa ideia, então eu analisei as escolas, e deixei a porta aberta para a escola que eu tinha gostado. Eu disse, eu acho que isso é o que nós precisamos fazer, então escolhemos aquela escola, mandamos nossos filhos pra lá e deu certo. Ela disse muitas vezes obrigado, eu me sentia culpada porque eu poderia ensinar em casa e eu não vou ser uma “homeschool” super-mãe. Ela disse: quer saber? você está certo... eu teria tido um colapso. Eu também. Não teria dado certo com o ensino em casa, não há nada de errado com o ensino em casa em nossas vidas e a capacidade dela de organização e mais vários bebês por vir simplesmente não teria dado certo, mas ela queria faze-lo para poupar dinheiro, e ela está sendo humilde e graciosa, e estava sendo uma boa administradora, mas eu disse que não, vamos gastar o nosso dinheiro, meu dinheiro, eu faço o dinheiro, ela gasta o dinheiro. É assim que nosso casamento funciona, eu gasto mais dinheiro do que ela. Eu sou realmente muito ruim com o orçamento e é por isso que eu lidero no conselho sobre contas. 

Outra foi assim que casamos. Minha esposa não atualizava seu guarda-roupa já fazia muito tempo, ela não queria gastar dinheiro com ela mesma, ela se sentiu mal eu descobri e disse “querida, você precisa ir comprar roupas novas!” “não, eu não quero gastar o dinheiro”. Então eu dei muito dinheiro pra ela e disse: vá comprar pra você o que você quiser, então eu quero dizer é que você precisa seguir a liderança de seu marido, vá fazer compras (história verdadeira). Fazemos isso com bastante frequência? Semelhantemente estávamos ocupados e as pessoas estão vindo o tempo todo e eu disse pra minha esposa num certo ponto, eu preciso de mais uma governanta para vir uma vez ou duas por mês, só para limpar profundamente. Nos mantemos assim, mas temos cinco filhos e divertimento e insanidade querida, deixe-me gastar algum dinheiro para começar o uso... eu “não posso fazer isso” Provérbios 31, vamos arrumar uma ajuda pra você “não não não vamos gastar o dinheiro” querida, você precisa, nós vamos contratar uma governanta. Quase todas as divergências que tivemos estão em torno disso: querida, nisto é que ela não quer gastar o dinheiro e ela quer trabalhar ainda mais e eu sei que ela está ocupada e eu sei que ela está cansada e eu quero fazer algo para ajuda-la porque ela trabalha duro e ela é uma boa serva, ela tem dificuldade em receber assim, muitas vezes, a submissão e o marido quer cuidar melhor de sua mulher do que ela está cuidando dela mesma. Como ela sente um pouco de dúvida sobre isso mas significa “hey, eu te amo, deixe-me tomar esta decisão por você” se você está muitas vezes discordando existe um problema no casamento, quando você começa esses pontos de discordância se é sobre as questões fundamentais que você pode ter uma crise real, porque você discorda biblicamente mas se é os detalhes da vida para o marido está tentando proteger o amor servir e mimar a esposa você provavelmente está no caminho certo.

Ele continua a dizer, I Pe 3:1-2, ele comanda mulheres em geral e as mulheres em particular que têm maridos não regenerados, não-cristãos pregar sermões sem palavras, primeira Pedro 3 “do mesmo modo esposas sejam sujeitas para o seu próprio marido para que mesmo se alguns não obedecem a palavra que pode ser uma sem uma palavra pela conduta de suas esposas quando vêem uma conduta respeitosa e pura os princípios aqui ecoaram por toda a Escritura, ele está falando sobre maridos e esposas em geral mas isto apresenta uma aplicação em particular, para mulheres cristãs que têm maridos não-cristãos. Como isto pode acontecer aos não-cristãos casados e a esposa se torna uma cristã vamos dizer, por exemplo, assim também é possível a mulher cristã peca e há um não-cristão ou três uma mulher cristã se casa com um homem que diz que ele é um cristão e uma vez que eles foram casados por um período de tempo ele deixa de andar com Deus que você achar que ele não era realmente um cristão ele era como judas saindo com a pessoas de Deus, mas ele realmente não o ama por quem Ele é esta é uma situação muito difícil, é muito difícil para a esposa seguir a liderança de um homem que não é cristão o que ela deve fazer? O que que ele diz é pregar sermões sem palavras que uma vez que o seu marido sabe que você é uma cristã, que você ama Jesus, que você ora, você lê a bíblia pode chegar a um ponto onde ele não quer mais ouvir pregações nesse ponto Pedro diz que você influencia o homem por ser graciosa e gentil e humilde e amorosa você mostra-lhe o evangelho isso não significa que você não responder às suas perguntas, assim que formos mais longe em primeiro e segunda Pedro Pedro dirá você deve estar pronto para dar uma resposta a todos os que perguntam, se o marido não é um cristão e ele tem perguntas, sinta-se livre pra responder não significa que vocês não podem falar com ele de Jesus, mas algumas de vocês mulheres que se casaram com maridos não-cristãos vocês sabem que vocês praticamente disseram tudo e ele basicamente disse Eu já tive o suficiente, eu quero ouvir sobre jesus mais ok então, se você tiver alguma dúvida não hesite em perguntar e até lá eu vou amorosamente servir e ter uma boa atitude e ser misericordiosa e o que eu diria senhoras é: pergunte ao seu próprio marido o que é uma boa palavra ou sermão o que em seu caráter, você poderia fazer crescer e assim ele iria ver que Cristo Senhor Jesus estava fazendo um bom trabalho em você e mudando você o que ele está dizendo é que geralmente a esposa de um não-cristão ela pode ter frustração porque seu marido não é um cristão mas ainda assim esperança deve ser que ele iria se encontrar com Jesus não há garantia de que todo marido não-cristão casado com uma mulher cristã se tornará um cristão mas a esperança é mas ela faria tudo o que pudesse para quando alguém é mostrar o amor de Jesus para o marido de modo que ele se converta, ela está de facto em uma circunstância muito difícil ele continua a dizer uh ... além de apresentar em pregar sermões sem palavras que é vital para Uma esposa para cultivar a verdadeira beleza I Pe 3-4 não gosta do seu adorno ser externo a quebra do cabelo colocando um monte de jóias de ouro ou a roupa que você usa mas deixe sua porta Ninad ou pessoa escondida do coração com o impessoal beleza de um espírito manso adquiridas que aos olhos de Deus é muito precioso aqui está o que a verdadeira beleza é de acordo com as escrituras, não é só de beleza física mas também de personalidade interior o que ele está dizendo é que isto é que não é ruim para uma mulher se vestir agradavelmente e ser atraente mas isso é tudo que ela tem não é suficiente que ela afirma ser um cristão provérbios que eu tenho aqui 11:22 como um anel de ouro em focinho de porco é uma mulher bonita sem discrição o que ele está dizendo é isso, você pode ler revistas femininas elas vão te dizer como se vestir melhor mas não como viver melhor você pode ir procurar por qualquer uma das revistas femininas do supermercado esta semana e consulte o artigo como crescer em humildade como cultivar personagem incrível essa não é a conversa superior, o que leva a isso é que a nossa indústria de moda e cosméticos e mulheres com problemas de alimentação questões de imagem corporal e que leva a esta muito não-saudável e profana cultura infeliz insalubre que somos parte agora, Pedro não está negando a beleza senhoras é bom, vocês sabem cuidar de si mesmo e estarem agradáveis, o mesmo vale para os homens mas é, em última análise, em questão de caráter e esta doçura que ele chama de espírito calmo e gentil, isso não significa que uma mulher está em silêncio que ela nunca diz uma palavra que ela é apenas uma flor sensível sob o polegar do chauvinista O que isso significa e a mesma palavra aqui para gentil é usada duas vezes para o Senhor Jesus ele é descrito em algumas traduções como sendo um cavalheiro sendo humilde estamos falando aqui é de uma mulher que quando ela fala que ela sabe a quem falar ela sabe como falar, ela sabe o que dizer ela tem sabedoria é a mulher em provérbios que a sabedoria é proprietário alvos? e ela é sábia ela não é apenas a mulher tola, a mulher permissiva, a mulher combativa a mulher contenciosa ela não é a mulher em provérbio que diz que é como uma torneira pingando ela é uma mulher que quando ela fala você escuta, porque ela tem a sabedoria humildade, piedade e prudência, assim, um estado de espírito calmo e suave, discurso prudente e apropriado e a verdade é que os homens precisam ouvir suas esposas Gênese 2:18 ela é sua ajudante provérbio diz também que a mulher é prudente vendo o Senhor e uma mulher que fala respeitosamente, com sabedoria com tom maduro e caráter divino ela é mais facilmente ferida isso é o que ele está falando Portanto, para aquelas de vocês, mulheres que querem ser ouvidas trabalhem seu caráter e tom e assim se torna mais fácil para o marido ouvir você isso é tudo o que ele está argumentando continua a dizer procure mulheres exemplares, algumas de vocês mulheres devem dizer: estes são grandes princípios eu não sei como isso parece na prática então encontrem mulheres que praticam isto vou dar alguns exemplos: procurem mulheres piedosas mais velhas nº 2, leiam livros de mulheres de Deus que relatam alguns princípios que podem ser de ajuda. Nº 3 leia biografias de mulheres que realmente amaram o Senhor e nº 4 seja essa mulher! Tito 2 diz que as mulheres mais velhas devem treinar as mulheres mais jovens e todas as mulheres são mais velhas do que algumas mulheres, não basta olhar só para o mentor que se torne um aqui está o que Pedro diz primeiro Pedro 3:5-6 para isso é que todas as mulheres santas (versículo) que escreveu em Deus usou para Dorn-se submetendo (versículo) a seus maridos como Sara obedecia a Abraão chamando-o (versículo) Senhor (versículo). Agora ele expõe Sarah como um exemplo para todas as mulheres observarem ele apresenta este princípio transcultural, super-cultural e ele diz que se você quer saber como isso parece garotas, olhem para a vida de Sara e isso sempre me preocupa profundamente, porque se a minha filha se parecer com ela eu ficaria mal direito? ela é a única que disse a seu marido “hey talvez deveria cometer adultério, então poderíamos ter filhos” só pra que você saiba, não era uma boa idéia ainda estamos lutando uma guerra no Oriente Médio por causa disso Além disso aqui está aquela que disse, oh, eu vou me machucar vamos mentir para essa pessoa e então você vai com eles e finge que somos irmã e irmão e ela foi em frente com isso duas vezes isso sempre me incomodou, porque ele diria senhoras olhar para sarah? poderíamos encontrar alguém melhor, tipo Rute? vamos ver, Sarah era a mãe da nação de Israel E acho que Ele em sua sabedoria, como eu meditei sobre isso, eu percebi há uma boa razão estratégia pra Deus colocar Sara na bíblia não porque ela é perfeita, mas porque ela é imperfeita o que nós estamos dizendo é que, senhoras, vocês não vão ser esposas perfeitas Sarah não foi você não vai sempre dar um bom conselho Sarah não às vezes, você vai seguir o seu marido quando você não deve porque ele é não está seguindo a Deus isso é o que Sara fez em mais de uma ocasião e às vezes você não vai seguir o seu marido quando ele está seguindo deus e é isso que Sarah fez também ela era uma mulher de Deus, mas uma mulher imperfeita, se você olhar para o totalidade da sua vida você vai ver uma mulher de Deus, mas se você olhar para os segmentos e ocasiões na vida dela você vai ver uma mulher que cometeu alguns erros trágicos, assim como ela cometeu alguns pecados e vamos esperar para vocês, mulheres, que não irão você não espera ser perfeito, mas você espera fazer progressos com a graça de Deus adicionalmente eu acho que isso talvez é por isso que eu acho sarah bem intrigante Deus veio a ela em uma ocasião ele disse sara aqui está como vai ser e ela ri de Deus algumas de vocês, mulheres, mesmo em ouvir-me ler este texto vocês fizeram, em alto e bom som, risada risada risada não vou me submeter ao meu marido, olha pra ele, isso nunca vai acontecer ou você ri em seu coração, você ri em sua mente, como isso é idiota está num livro velho, eu fui para a faculdade isso não é para mim, eu sou muito inteligente, dotado, talentoso e capaz eu não preciso deste livro velho para me dar idéias antigas muitas mulheres ouvindo pela primeira vez a expectativa de Deus para elas como as mulheres e esposas seu primeiro instinto é o de Sara, rir de Deus que piada Ele deve estar brincando Espero que sabe que ele saiba que ele é engraçado o que ele está dizendo é que, sara riu de Deus meninas algumas de vocês riram de Deus assim como ela pensava que Deus era um tolo algumas de vocês pensam que Deus é um tolo e no fato isso é que é tolo Deus não é tolo, ele é sábio e Ele está convidando você para rir seus risos, para cometer seus pecados, para cometer seus erros e de aprender com eles arrepender-se deles a crescer através deles para se tornar cada vez mais de Deus então eu acho que Sarah é um exemplo maravilhoso ela é uma excelente exemplo para todas as esposas não porque ela é perfeita mas porque, pela graça de Deus ela fez progressos continua a dizer também uh ... lutar contra o medo algumas de vocês estão ouvindo a disposição muda automaticamente e, de repente, em sua mente vem muitas razões que dizem isso não vai funcionar ele diz isso I Pe 3:6 e você são suas filhas se fizerem o bem e não temer nada que é assustador o medo está sempre presente minha vida será miserável, se eu faço o que é bíblico Se eu seguir o caminho que Deus colocou para mim, antes de mim nas escrituras a submeter-me a respeitar e seguir a liderança do meu marido minha vida será miserável existe razão para ter medo um dos grandes motivos é que os maridos são desatenciosos abusivos maus, ásperos tolos, estúpidos violentos perigosos vai lidar com isso na próxima semana um capítulo três rebarba sete vamos passar uma semana inteira em um versículo e as maneiras pelas quais os homens causam e possibilitam suas esposas a terem medo legítimo o que ele está dizendo meninas, é não vivam no medo, deixem-se viver na fé não vivam no pior cenário, vivam na esperança do melhor cenário e a inclinação natural de sua disposição de pecador é, meninas, a se rebelar quando Adão e Eva pecam, vamos voltar a gênesis 1, 2, 3 na próxima semana e irá descompactar tudo isso quando Adão e Eva pecaram ela pecou por omissão, ela desobedeceu a Deus e fez o que ela não deve fazer ele pecou por omissão, ele não liderou e falou como deveria o resultado é que a maldição sobre a mulher de acordo com gênesis 3:16 é que seu desejo seria para com seu marido de governar sobre ele mas a mulher iria imediatamente não confiar no marido e que ela iria viver com medo, não na fé e que seu desejo seria de manipular, controlar e governar sobre seu marido agora Gênesis capítulo quatro verso 7 a mesma palavra é usada onde diz que o pecado quis reinar sobre Caim e leva-lo a ser capaz de assassinar Assim como o pecado reinou sobre Caim,a mulher, em pecado irá querer manipular seu marido a disposição da mesma natureza é que eu não posso confiar em ninguém além de mim mesmo Eu sou a pessoa mais inteligente que eu conheço eu sou a pessoa mais santa que conheço, sou a pessoas mais sábia que conheço e que o idiota que dorme na cama ao meu lado se ele simplesmente calasse a boca e fizesse o que é mandado, tudo ficaria bem isso é Genesis 3 É um beco sem saída que a humanidade vem dirigindo em torno há milhares de anos homens abdicam da sua responsabilidade e as mulheres são enganadas, Paulo usa essa linguagem algumas vezes o Novo Testamento dizendo que as intenções eram boas, mas as conseqüências foram más não ceda ao medo viva na fé obedecer a Deus, pare de rir dele e começe a ouvi-lo e se você olhar para a condição dos casamentos em nossa sociedade e cultura mesmo aqueles que são cristãos professam você teria que dizer para o mundo e sua sabedoria não conhecem a Deus não está indo bem quase fechando, com cinco pontos, como o que não significa submissão e cinco pontos, como o que isso significa e depois vou responder a algumas perguntas. Submissão não significa o marido é uma autoridade final acima do marido há a igreja. Se ele está pecando Vamos chamar o anciãos começam a disciplina da igreja uh ... também há o governo e eleva ser está quebrando a lei chame a polícia um marido não é um autoridade final, toda esta autoridade é derivada sua autoridade não é derivado não é uma autoridade intacta, ele não é Deus alguns caras pensam que são, nós vamos lidar com eles na próxima semana e vai ser nada prazerozo número dois: submissão não significa que a mulher não tem pensamentos independentes isso não significa que se você perguntar a uma mulher a uma pergunta ela vai olhar pro seu marido e perguntar: “o que eu acho?” ela tem a sua própria mente minha esposa é formalmente educada, eu tenho um fundo de faculdade para a minha filha, ela é muito inteligente minha filha de 11 anos é extremamente brilhante ela lê quase 1 livro por dia e ela tem uma grande memória ela não vai crescer e quando ela casar de repente não terá mais uma idéia ela vai crescer e ter seus próprios pensamentos estamos falando aqui não é a mulher acredita que tudo o marido acredita, que não pensa por ela mesma ou não é estudada ou não lê livros e tem pensamentos profundos apenas significa que, quando as decisões são tomadas ela respeita a liderança de seu marido número três: submissão não significa que a esposa não pode influenciar o seu marido certo? Genesis 2:18, ela é uma ajudante Provérbios 19:40 a esposa prudente vem do Senhor deveria a esposa influenciar o seu marido? SIM de fato ela deve ser, depois de Deus e o Espírito Santo a maior influência sobre ele eu digo isso o tempo todo de não entenda isto mal de que ela não tenha qualquer autoridade de governo, mas a Grace é a pessoa mais próxima que eu tenho de um pastor eu pastoreio pessoas e ela ajuda o pastor fazer ela me dá conselhos ela me dá sabedoria, ela ora por mim, ela fala comigo, ela anda comigo ela me influencia ela não é um ancião da igreja ela é uma grande ajuda é disso que estamos falando e uma mulher que não procura influenciar o marido está, na verdade, pecando Porque a Bíblia diz que não é bom para o homem ficar sozinho que ele precisa de ajuda você já viu um homem, isso é óbvio em uma mulher sábia e auxiliadora ela pode influenciá-lo e dar boas indicações através da oraçã, da conversa da sabedoria e conselhos importantes número quatro: submissão não significa que uma esposa deve obedecer o comando do marido para pecar Porque Deus é uma autoridade final, quando o marido se, talvez comandar sua esposa para fazer algo que está não na Bíblia é errado ou ilegal a mulher diz que não eu sigo a autoridade de Deus não a sua eu sigo você enquanto você segue a Jesus, você para de Seguir a Jesus eu ainda sigo a Jesus número cinco: submissão não significa que a mulher é menos inteligente ou competente que seu marido nós não estamos falando sobre QI há esposas que são mais espertas do que os seus maridos eu sei disso Eu conheci muitos casais Eu já vi isso algumas vezes Além disso, isso não significa que ela é menos competente não significa isso mesmo! isso significa que ele é o líder, ele assume a responsabilidade para o bem da casa da mesma forma, quando o presidente reúne como assessores e gabinete ele traz os mais competentes, mais inteligentes pessoas perspicazes que podem ajudá-lo a chegar a uma decisão, e ele toma a decisão isso não significa que eles não eram confiantes, que não eram inteligentes, que não eram influentes apenas significa que, uma vez tomada a decisão, ele é o presidente ele assume a responsabilidade por isso agora, submissão significa cinco coisas e concluindo o homem e a mulher são iguais com papeis complementares ambos são portadores da imagem de Deus homem e mulher feitos a imagem e semelhança de Deus com papéis complementares não competitivas, mas complementares número dois: esposas devem ser submissas como Jesus foi no Getsemani algumas mulheres sempre perguntam: como nesse mundo eu posso seguir Jesus e ser como Ele era um homem de uma mulher! E eu gostaria de dizer na Trindade - Jesus submete a Deus o pai, ele é enviado por Deus, o pai ele faz o que o pai lhe diz para fazer, ele fala o que o pai diz para le falar e no jardim Getsemani Jesus está se preparando para a sua própria morte para se sacrificar pelos pecados do mundo e você se lembra da conversa esclarecedora que Jesus teve com o pai? que ele tem sentimentos? sim que ele articula? Sim. Que ele fala livremente e francamente? sim pai, por favor livra de mim este cálice pai se há alguma coisa que podemos fazer para expiar os pecados do mundo isso seria a minha preferência ele é apaixonado, ele é emocional ele é relacional, ele é verbal. E o que ele disse por último? seja feita a sua vontade você toma a decisão e eu vou te seguir algumas mulheres pensam submissão assim: você não pode sentir nada você não pode dizer nada, você não pode perguntar qualquer coisa, esse não é o jeito que Jesus faz número três submissão significa que os maridos devem liderar amorosamente como Jesus faz com a igreja será que Jesus governa de forma legalista sobre a igreja? será que ele é cruel? Mal? duro? Indiferente com a igreja? Não! Ele morre pela igreja ele dá tudo de si para o bem-estar da igreja e um marido que entende o casamento biblicamente dá-se embora para o bem-estar de sua esposa e filhos Isso é efésios 5: maridos amem suas esposas como Cristo amou a igreja eu sempre pergunto para esposas “ele é submisso a Jesus?” “Sim” “nenhum problema, porque?” “ele é maravilhoso para mim”. Tudo bem, então, cavalheiros sejam assim! torne mais fácil para ela seguir sua liderança por ser mais parecido com Jesus Número 4: submissão significa que uma mulher solteira só deve casar com quem ela pode seguir meninas, se vocês são solteiras tenham muito, muito cuidado com quem vocês namoram não simplesmente namore um homem que você pode suportar case-se com um homem em quem você pode confiar então você seguirá sua liderança e irá respeitá-lo ele é seguro, ele é de Deus a última coisa que você quer um cara que você não confia não é sábio ele não faz a lição de casa ele é duro ele é imprudente ele é um menino ele é imaturo você é mais a mãe dele do que sua companheira grande perigo! grande perigo! Número 5: submissão significa casamento cristão mostra a trindade e o evangelho a trindade é, que há um deus Pai, Filho e Espírito, três pessoas e que tem o que chamamos de subordinação funcional. Está dentro da trindade que, o filho, o Senhor Jesus Cristo se submete ao pai, e o pai e o filho enviam o espírito e mesmo que eles sejam iguais e são um. Da mesma forma, marido e mulher são iguais e são um há diferença na autoridade e há liderança e hierarquia na trindade, o mesmo acontece com as relações humanas especialmente na igreja e o evangelho é este: que Jesus Cristo assume a responsabilidade por aquilo que não é sua culpa meu pecado não é culpa de Jesus, é minha culpa ainda assim Jesus Cristo foi para a cruz. Meu Deus e salvador se colocou no meu lugar por meus pecados, ele assumiu a responsabilidade por aquilo que não foi culpa dele nós vamos lidar com isso de forma mais completa nos conjuntos na próxima semana é que os homens são como Cristo assumindo a responsabilidade, mesmo quando eles não estão tem culpa agora, há momentos em que o homem é totalmente responsável ou parcialmente responsável por algum pecado ou erro em sua família e que está afetando sua esposa e filhos mas, há tempos, em que a mulher ou os filhos pecam. E o que o marido o deve fazer? Se afastar e dizer que esta é sua vida, esta é minha vida, essa é sua bagunça. Você fez, você deve consertá-la. Não! Assim como Jesus o homem toma a iniciativa, o homem assume a responsabilidade, o homem não se afasta o homem intervém e ele tenta amar, e recuperar, e resgatar, e consertar, e salvar, e curar e ele assume a responsabilidade pelo bem-estar de sua família particularmente no que se refere à nossa discussão, sua esposa porque esse é o evangelho de Jesus Cristo, que é o que Jesus faz por nós Dito isto, eu suponho que você tenha uma pergunta eu vou trazer Grace e vamos permitir que ela e eu tanto quanto formos capazes de responder a algumas perguntas de vocês, meninas Bom dia querida, como está se sentindo? hum, ok sente-se aqui eu acho que será divertido se você dividir a mesa comigo bom dia, então okay obrigada por ter vindo, sabemos que você esta doente conseguiu pegar o sermão? esta certo aqui esta um para você, meu bem pode uma esposa faladora, barulhenta, também ter um espírito calmo? eu vou responder tudo isso? Eu espero que sim eu diria que sim e qualquer mulher mais quieta pode também ter um coração insubmisso e ações que não necessariamente tem a ver com a personalidade da pessoa e eu tenho muitas amigas que são expressivas e faladoras mas elas são totalmente submissas e respeitosas com seus maridos eu acho que a questão é ... provérbios diz: a mulher tola ela é indisciplinada, sem conhecimento, eu acho que a pergunta que você precisa fazer para você mesmo é você tem o conhecimento do seu tom de voz? Você é indisciplinada? Você está buscando o Senhor? Você é uma pessoa que ora? e quando você está com o seu marido, mesmo quando você está em situações estressantes, você está orando antes de falar coisas para ele... e também considere perguntar ao seu marido se o fato de você falar alto é desrespeitoso todo o tempo para ele e se você está disposta a a se arrepender se for o caso. Só porque você é faladora não significa necessariamente, que você não é submissa essas coisas não necessariamente andam lado a lado ok, vamos ler o próximo Bellevue – como devo abortar o vício do meu marido para a pornografia mesmo sendo submissa, ele diz que é salvo, mas isso não é adultério? isso seria uma das coisas quando você se submete a uma autoridade superior e é que você gostaria de se você já conversou isso com seu marido e ele não está disposto e não está arrependido e não disposto a se examinar, isso é um pecado e eu diria que você teria que dizer então eu preciso procurar um pastor ou líder de grupo da comunidade se você se sentir próximo do líder ou do casal que te levou para o grupo comece com eles e depois trabalhando os níveis de autoridade, e, em seguida ele pode precisar de ir a um ancião, temos ajuda para isso com grupos de resgate em diferentes aconselhamentos, aconselhamentos bíblicos uh ... mas isso geralmente é algo que você precisa procurar uma autoridade maior se ele não está disposto até mesmo a olhar para isso como um pecado em sua vida, porque sim é é igual a cometer adultério você tem varias pessoas quer seja por computador quer seja revista em seguida, que Jesus fala sobre perdeu o seu coração para o adultério e assim e uh ... ela está certa em que uh ... vamor ver outra o que temos aqui meu noivo quer que eu assine um acordo pré-nupcial, isto esta certo? não casamento é sobre confiança e um acordo pré-nupcial e desconsidera a confiança no relacionamento desde o início e se você não pode confiar na pessoa que esta casada com você e tem que saber se ela vai tirar vantagem de você ou que você vai construir um relacionamento e continuar a amar essa pessoa o suficiente para ter essa confiança ao longo dos anos de seu casamento, então você precisa examinar em primeiro lugar, se você deveria se casar com essa pessoa bom, pra mim o pré-nupcial é vamos trabalhar o nosso divórcio antes do nosso casamento isso parece muito estranho então, agora que temos o nosso divórcio todo resolvido vamos nos casar? hum ... e eu sei que algumas pessoas fazem um monte de dinheiro e algumas pessoas ficam com uma enorme herança e às vezes há variáveis complicadas, e eu nunca diria não há possibilidade debaixo do sol em que nunca haverá um exceção à regra porque talvez haja realmente uma variável complicada. Eu sei de um casal que recebeu uma grande herança e ele tinha posto de lado por um de seus filhos que teve uma deficiência grave e precisava de supervisão física e hospitalização e assim nós organizamos de tal forma que, não importa por quem o seu filho seria cuidado algumas dessas questões de Salomão complicadas mas sim uma regra geral, se um cara mostra-se com um anel na mão e um acordo pré-nupcial Oh God! você se divorcia aí Você está pronto para começar É um início muito complicado para um casamento ele simplesmente comunica desconfiança desde o primeiro dia bem,outra Bellevue – eu penso mais rápido do que meu marido (quando você não está sozinha) uh ... e que ele está se esgotando ele é 1g e você é 3g, nós entendemos É um esforço para me submeter quando leva algum tempo para que ele se decida, como posso me desacelerar e me submeter sem amargura? e isto é uma questão interessante Eu não conheço essa pessoa, obviamente, mas a primeira coisa que vem à mente é o orgulho só porque você pensa mais rápido do que seu marido não significa que você pensa mais corretamente do que ele E eu tenho amigas, assim, que têm situações similares a esta, mas muitas vezes Deus, ele colocou os dois juntos especificamente porque são diferentes, ela é rápida para responder às coisas que pode leva-la a ter problemas mais frequentemente e ele é mais metódico porque ele pensa nas consequências e todos os diferentes níveis de decisão e isso não é necessariamente uma coisa ruim, que seu marido pense mais devagar do que você sobre as coisas e eu acho que nessa semana você pode certamente discutir isso de maneira respeitosa, é só perguntar você sabe, a maneira como ele está chegando a conclusões das suas perguntas ou de qualquer outra que possa ser de modo que você entenda porque ele está levando o processo que está tomando e às vezes maridos precisam acelerar em seu pensamento, mas É um processo de crescimento, e confiando nos seus instintos, que você ora por ele e, muitas vezes, ele toma uma decisão melhor porque ele está tomando um tempo para fazer isso e eu acho que a amargura é algo que escolhemos, para que você não tenha que se tornar amarga, porque ele pensa devagar e precisamos escolher e ser paciente e pedir ao Senhor para te dar paciência e mostrar gentileza para os eu marido nesse processo e ore contra a amargura e eu posso ver que deve ser frustrante se você sentir que esse é sempre o caso com cada decisão uh ... e, certamente, antes de diálogo com ele Ore para que Deus lhe dê as palavras respeitosas para falar sobre isso porque não é algo que você não possa falar cobre mas é algo que eles precisam conversar sobre uh ... gentilmente e respeitosamente ... WestJet que conselho você daria para uma mãe solteira uh ... as mulheres precisam acompanhar seus maridos, mas se não houver marido quem ela deve olhar como liderança? uh ... vou falar antes, tentar te dar uma base uh ... nessa situação em que a mulher é mãe solteira, ela se torna de fato, o chefe da família, pela justiça 40% das crianças vão pra cama sem o pai vivendo em casa este é um grande problema e o que isso significa é que se não há marido nem pai não ter sido o mulher é de fato a chefe da casa hum ... enormemente este é um mundo muito difícil também para liderar a família para fazer o dinheiro para cuidar das crianças que eu quero dizer nós trabalhamos muito duro, nós dois basta colocar a vida juntos e cuidar de crianças, de verdade, um de nós fazendo ambos os papéis se eu fosse um pai solteiro e você uma mãe solteira agora seria um amor avassalador esse é um amor enorme mas essa é a sua garga pra carregar, isso é o que você tem que fazer como mãe agora, dito isso idealmente é bom ter algumas pessoas que gostam e estarão lá para aconselhar e dar apoio estes poderiam ser a sua família se seu pai é um homem de Deus pedindo-lhe para se envolver na vida das crianças, especialmente dos meninos é preciso saber que as filhas vão precisar de amor também, eu quero dizer que elas vão prcisar de uma boa, amorosa e saudável influência masculina e seu pai está numa posição em que ele poderia ser isto? tios e toda a família uh ... Além disso existem relações dentro da igreja os grupos de comunidade em que há um casal liderando e você os ama e os respeita e confia para que eles possam estar lá pra te aconselhar alguém para desabafar, alguém para interferir por você, para amar você para te ajudar, para andar com você para ajudá-la a tomar boas decisões eu acho que a procura intencional desses tipos dos tipos de relacionamento é realmente uma porta para mãe solteira, mas eu diria que esta sabendo que seu tempo é muito limitado, de modo que é difícil, ela vai ter ser bem estratégica sem aquela sensação de solidão “eu trabalho muito e não tenho com quem conversar” você realmente precisa de ajuda, essa é uma situação muito, muito difícil e eu vou dizer mais uma coisa depois veja se você tem algo a acrescentar para aqueles homens que são solteiros, não se esqueçam das mães solteiras não negligenciem mães solteiras Paulo fala sobre isso no final de... Timóteo onde fala sobre que há algumas mães solteira algumas chamadas viúvas que não devem ser esquecidas e algum homem que está a procura de uma espécie de script um script específico que tenha escrito o que eles querem. Aí aparece uma mulher que cumpre os critérios para ler em todas as linhas não se esqueçam das mães solteiras Não ignore a oportunidade de fazer o que fez José com Jesus, que é a adoção de uma criança que não é seu filho biológico e criá-las carinhosamente como José fez para o Senhor Jesus esta é uma grande parte de nossa teologia também! Paulo os exorta a não esquecer as mães solteiras e dizendo que você precisa É importante ter casais em sua vida que podem ajudar cuidar das crianças, de modo que você possa obter tempo apenas para conseguir uma folga uh ... e leia sobre! Temos uma tonelada de recursos, não é? Livros ótimos ... seja uma mulher de Deus e apenas continue a ler sobre essas coisas porque você precisa Vai precisar da sabedoria de Deus ... para si mesma, pois você não tem um marido como direção uma influência mas sim apenas mantenha-se firme com Deus! Deus honra isso tenho tempo para mais uma Downtown – eu tenho chamado pra missões e meu marido não eu devo desistir do meu chamado? só pra que vocês saibam “downtown” é uma missão só pra vocês saibam vou te levar lá um dia o que isto pode ser, em geral, um marido tem um curso de vida e a esposa não quer ir pra onde ele vai, vocação, ministério, carreia teria... eu digo.. existe muito de cenários que podem jogar aqui, mas e, como regra geral, eu diria que quando você se casa você desiste que quaisquer esperanças, sonhos, aspirações, carreira, inspirações que você possa ter de acordo com as discussões que você tem com seu cônjuge sabendo que isso não significa que absolutamente você não pode fazer essas coisas, mas se elas não estão de acordo com o local onde você vocês como uma família, como um casal querem ir no futuro, então você precisa estar disposta a renunciar a isso absolutamente eu acho Quer dizer, há certas coisas que eu acho que quando nos casamos eu pensei que eu queria continuar com isso e com aquilo uh ... isso é eu não segurá-las com tanta força como se fossem um ídolo pra mim Sim, eu queria em primeiro lugar uma mulher e mãe em seguida, e se qualquer ponto da minha vida Deus permitir que essas coisas para voltem para a minha vida, ótimo, mas eu não vou viver na esperança disso porque eu acredito que Mark e Deus tem um plano pra minha vida que vai ser o que é melhor pra mim então eu acho que a missão soa como uma grande coisa e então eu acho que nós podemos nos envolver todo isso soa como uma coisa boa de estar envolvido não é que missões são ruins, é que ele precisa estar no mesmo time, se lee não está disposto para ir nessa direção e quer servir de outras formas você deve estar servindo com certeza se ele quer servir de outras formas e está disposto a fazer isso você pode crescer e aprender não tem que ser da maneira que você quiser em serviços que oferecemos script é 11 é realmente o que esta se resume a que o homem não foi feito para a mulher, mas a mulher foi feita para o homem mas a gênesis 2:18 a mulher tem que ser o auxiliar para o homem então meninas, se você está solteira e você quer se casar com um homem, você concorda com o curso de sua vida e se você não concordar com o curso da vida dele, então você não deve se casar com esse homem porque onde ele vai você deve acompanhá-lo nesse sentido eu digo, uma vez que está casada agora vocês têm que chegar a um acordo sobre a direção que vocês estão indo mas, por último se o cara que, você sabe, não se sente chamado para as missões não queria ir para o exterior você quer fazer de “downtown” de Seattle sua missão que estatisticamente é uma missão muito carente uh ...eu acho que você tem que alterar o curso da vida e dizer que se casou com um homem que foi muito claro sobre o que vamos fazer este seria o equivalente no outro lado de um marido contando para a esposa, talvez nos anos de namoro você sabe que eu quero casar e ter filhos e ter uma família e depois que eles se casem e a milher diz: eu não quero ter filhos Eu te disse que isso é o que iríamos fazer e você concordou Ficou muito claro que isso é o que eu estava procurando que é desonesto e é uh ... É um pouco uh ... manipuladora Depois que nos casarmos, aí então eu vou dizer o que realmente eu quero não tenho certeza que aconteceu nesta ocasião mas se o homem estava claro aqui é onde eu estou indo e convida você a se juntar a ele e você diz eu me junto a você, mas eu não vou lá uh ... que os coloca em uma posição muito difícil, porque você não foi totalmente honesto com ele Ele pensou que vocês estavam de acordo com o curso de vida dele Então eu diria que aqui é onde o conselho pré-marital se torna extremamente importante para diminuir o ritmo, olhar para seu plano de vida juntos, certifique-se de que ele sabe onde está indo E esse é o caminho que ela que ir à luz da gênesis 2:18 e se fortalece no 11 E se não é, ela precisa se casar com outra pessoa Ela diz: bem, eu quero ir para o campo missionário então case-se com um cara que diz: Hey, eu vou estar no campo missionário. Não case-se com um cara com um bilhete de avião e negue e tentar levá-lo para ir para o campo missionário porque não é isso que ele se dispôs a fazer, e isso não é racional na verdade, não é honesto obrigado querida. Vou orar por todos Eu vou deixar bem claro, você não está pregando aqui hoje, está? não apenas respondeu a algumas questões. Isso sempre acontece “Você está deixando Gracie pregar? Não. Você está ajudando a responder perguntas e eu aprecio isso, porque se eu tivesse respondido todas as perguntas das mulheres teria sido muito, muito ruim Estou sendo sua auxiliadora Sim, você está ajudando, isso é muito bom hum ... porque você não faz isso? Ore pelo nosso tempo juntos que serão entregues para os campus e uh ... ore particularmente para que as senhora e esposas Querido Deus, obrigado por que você nos deu uma ordem de submissão ok Oro para que a gente lute contra nossa maldição de querer manipular uh ... e tentando obedecer seu comando de submissão Com coragem e sabedoria tentando fazer isso em cada um dos nossos casamentos que a nossa identidade esteja em você e não tenhamos de nos preocupar sobre a identidade estar em nosso casamentos ou nossos filhos, ou no nosso trabalho ou nos planos de carreira que uh ... nossa identidade esteja em você E fora disso não podemos fazer nada e que você possa fazer qualquer coisa através de nós Então, obrigado por isso Então nos ensine no que parece ser respeitosamente submetida a você primeiro ...


Fonte: Youtube
Autor: Mark Driscoll