Mate a Ira antes que ela Mate Você ou seu Casamento

No casamento, a ira e a luxúria competem como assassinos. Minha opinião é que a ira é um inimigo pior que a luxúria. A ira também destrói outros tipos de relacionamento. Algumas pessoas têm mais raiva do que imaginam, porque ela tem disfarces. Quando a força de vontade impede a raiva, a ira fica ardendo no íntimo, e os dentes da alma rangem com frustração. Ela pode manifestar-se em lágrimas que parecem mais com mágoa. Mas o coração aprendeu que esse pode ser o único jeito de magoar de volta. Pode manifestar-se como silêncio porque resolvemos não brigar. Pode aparecer em críticas exigentes e correções severas. Pode atingir pessoas que não têm nada a ver com a origem da raiva. Ela frequentemente se sentirá justificada pela causa ser um erro. Afinal de contas, Jesus sentiu raiva (Marcos 3:5), e Paulo disse: "Irai-vos e não pequeis" (Efésios 4:26).

No entanto, "raiva boa" entre pessoas caídas é rara. Foi por isso que Tiago disse: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus." (Tiago 1:19-20). E Paulo disse: "Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade." (1 Timóteo 2:8); "Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia." (Efésios 4:31).

Portanto, uma das maiores batalhas da vida é aquela para manter a ira "longe de nós", não apenas controlar suas manifestações. Para te ajudar a lutar nessa batalha, aqui estão nove armas bíblicas:

1. Considere o direito que Cristo tinha de se irar, mas como Ele suportou a cruz, como um exemplo de longanimidade.

"Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos" (1 Pedro 2:21)

2. Considere o quanto você foi perdoado, e quanta misericórdia lhe tem sido demonstrada.

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Efésios 4:32)

3. Considere sua própria pecaminosidade e tire a trave de seu próprio olho.

"Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão." (Mateus 7:3-5)

4. Pense no quanto você não quer dar lugar ao diabo, porque a ira guardada é algo que a Bíblia diz explicitamente que abre a porta e o convida a entrar.

"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo." (Efésios 4:26-27)

5. Considere a insensatez do sofrimento que você está causando a si mesmo, isto é, os vários efeitos prejudiciais da raiva para aquele que está irado - alguns espirituais, alguns mentais, alguns físicos e alguns relacionais.

"Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos." (Provérbios 3:7-8)

6. Confesse seu pecado de ira a um amigo de confiança e também se possível ao seu ofensor. Isso é um ótimo ato de cura.

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados." (Tiago 5:16)

7. Deixe que a sua raiva seja a chave para destrancar as masmorras do orgulho e da auto-piedade no seu coração e substituí-los por amor.

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:4-7)

8. Lembre-se que Deus agirá em todas as coisas para o seu bem conforme você confia em Sua futura graça. Seu ofensor está até te fazendo bem se você reagir com amor.

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." (Tiago 1:2-4)

9. Lembre-se de que Deus irá justificar a sua causa e resolver todas as coisas de uma forma melhor do que você poderia. Ou o seu ofensor vai pagar no inferno, ou Cristo já pagou por ele. Então sua vingança seria um castigo duplo ou uma ofensa à cruz.

"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." (Romanos 12:19)

"O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente" (1 Pedro 2:23)

Lutando por alegria e amor com você,

Pastor John

Fonte: Desejando Deus
Autor: John Piper