O ingrediente-chave para um casamento feliz

Recentemente eu estava assistindo a um programa de culinária no qual a chef e seu marido estavam comemorando um importante aniversário de casamento. A cozinheira compartilhou a sua “receita” (ha!) para um casamento duradouro, feliz: “Eu tento fazê-lo feliz e ele tenta me fazer feliz e funciona!”

Que eu saiba, esta mulher não é cristã, mas seu conselho reflete um princípio bíblico para o casamento: maridos e esposas devem amar um ao outro. Eles devem colocar os interesses uns dos outros acima dos seus próprios (Filipenses 2: 4). Um marido deve amar sua esposa como Cristo ama a Igreja (Ef. 5:25). A esposa deve amar seu marido com um amor terno e carinhoso (Tito 2: 4). Nas palavras da chef, eu devo tentar fazê-lo feliz.

Então, muitas vezes, no casamento, nós fazemos algumas coisas erradas, não é? Nós pensamos mais sobre todas as maneiras que nossos maridos podem nos fazer felizes, ou enfatizamos sobre como infelizes nós somos com nossos maridos.
“Se ao menos ele fosse mais ______________ eu seria feliz.”
“Se ao menos ele parasse de fazer ______________ eu seria feliz”
“Se ao menos ele notasse ______________ eu seria feliz”
“Se ao menos ele pedisse ______________ eu ficaria feliz”
“Se ao menos ele fizesse ______________ eu ficaria feliz”
Nossa cultura igualitária nos dá um tapinha simpático nas costas. Afinal de contas, a receita moderna para um casamento feliz apela para o interesse próprio como um ingrediente principal. Mas essa não é a maneira bíblica. Também não tem um resultado muito bom. Quanto mais tentamos colocar a nossa própria felicidade em primeiro lugar em nossos casamentos, mais infelizes nos tornamos.

Ou, dito de outra forma: se nós realmente queremos nossa própria felicidade, e se realmente queremos um casamento feliz, vamos colocar a felicidade do nosso marido em primeiro lugar. John Piper diz:

“Maridos e esposas, reconheçam que no casamento vocês se tornaram uma só carne. Se você vive para o seu prazer privado às custas do seu cônjuge, você está vivendo contra si mesmo e destruindo a sua alegria. Mas se você se dedicar com todo seu coração para a santa alegria de seu cônjuge, você também vai viver para sua alegria e fazer um casamento segundo a imagem de Cristo e Sua igreja.”

Meu marido é um exemplo maravilhoso de colocar minha felicidade em primeiro lugar. Ele chama isso de “estudar sua esposa”, e ele passou todo o nosso casamento buscando descobrir o que me faz feliz. Ele muitas vezes incentiva os maridos a não assumir que as suas mulheres vão gostar do que qualquer outra esposa gosta, mas estudar suas próprias esposas e aprender o que os torna felizes.

Eu não tenho que pensar em coisas muito antigas para encontrar um exemplo de meu marido tentando me fazer feliz. Enquanto estávamos viajando duas semanas atrás, meu marido percebeu um sinal para um chá da tarde. Agora, eu não tenho certeza de que CJ já tomou uma xícara de chá em sua vida, muito menos participou de um chá da tarde. Mas ele sabe que chá da tarde é uma das minhas coisas favoritas, uma tradição de longa data com as minhas filhas, e agora minhas netas.

E assim, porque ele quer me fazer feliz, ele fez uma reserva. Eu gostaria que você pudesse ter visto o meu marido, em uma sala onde a maioria eram mulheres, tentando fazer uma seleção de chá e lidar com uma xícara de chá. Nós acabamos rindo a tarde toda. Mas ele estava feliz porque eu estava feliz.

Você está infeliz em seu casamento? Você está insatisfeita ou decepcionada com o seu marido? Em vez de se concentrar em sua infelicidade, ou tentar fazer você mesma feliz em primeiro lugar, tente fazer o seu marido feliz . Um marido feliz faz uma mulher feliz, e um casamento feliz traz glória a Deus. A chef, e mais importante, a Palavra de Deus está certa: essa receita para um casamento feliz funciona.

Fonte: Inconformados
Autor: Carolyn Mahaney