Os perigos da “zona sem rótulo”

“Oh, nós não estamos namorando, nós só andamos juntos. Ele me disse que não está emocionalmente pronto para namorar agora. Então, nós só aproveitamos a companhia um do outro e fazemos coisas divertidas no fim de semana. Quando ele estiver pronto, tenho certeza de que irá me pedir em namoro.” – Hana

Um mês depois, Hana estava soluçando em meu sofá, arrasada, porque o rapaz em quem ela havia investido tanto tempo e emoção começou o namoro… com outra moça.

“Nós somos apenas amigos – é totalmente inocente. Não precisamos prestar contas a ninguém sobre nosso relacionamento porque não estamos namorando. Não se preocupe!” – Rebecah

Dois meses depois, recebi um telefonema de Rebecah. Tarde da noite e sozinhos, eles foram longe demais e agora ela está grávida.

“Claro, nós passamos muito tempo juntos e já conversamos sobre o nosso futuro e a possibilidade de um namoro… mas ele não está preparado para nada sério agora. Então, nós somos apenas amigos. Existe a possibilidade de um namoro no futuro, mas ainda não precisamos colocar um rótulo.” – Kristen

Uma semana depois, Kristen e seu amigo tiveram um desentendimento significativo e ele começou a namorar com outra moça. Por três meses, ela chorou todas as noites até pegar no sono.

Uma falta de rótulos perigosa

“Somos apenas amigos”. “Estamos conversando”. “Estamos considerando as possibilidades”. “Andamos juntos”. “Curtimos o relacionamento”. Estes todos são termos que as moças usam para tentar explicar o que estão fazendo com o rapaz de que gostam. Vivemos numa cultura em que os rapazes, e também as moças, ficam receosos e questionam na hora de colocar um rótulo. Somos uma geração que foge dos compromissos. Nós respondemos “talvez” para os convites de eventos que recebemos no Facebook – preferimos esperar até à noite para ver o que teremos vontade de fazer. Não queremos limitar nossas possíveis opções de relacionamento definindo um namoro. Dizer sim a uma possibilidade significa dizer não a todas as outras. Mas dizer não é algo definido demais e, portanto, a geração atual prefere o “talvez”.

No entanto, a atitude de “talvez” nos relacionamentos leva à confusão e dá oportunidade para o pecado e o sofrimento. A falta de um rótulo cria um ambiente onde nossa carne pode se expressar de forma desenfreada. Embora  a ausência de um rótulo não determine automaticamente o destino do seu relacionamento nem o torne pecaminoso, ela cria um ambiente em que não existe responsabilidade. Normalmente, a única coisa que falta no relacionamento é o rótulo. Certa vez, Diane me disse: “Se no final de um relacionamento/amizade você tiver um rompimento, então isso significa que você estava namorando – mesmo sem usar o rótulo”.

Nos relacionamentos homem/mulher, quando queremos honrar a Cristo, os rótulos permitem-nos viver com integridade diante dos nossos irmãos em Cristo e como testemunhas transparentes perante o mundo. Todos nós já ouvimos esse comentário a respeito do sexo: “Por que casar se é possível ter o mesmo prazer de graça, sem compromisso?”. Ele se aplica igualmente às emoções. Você não precisa ter um relacionamento físico com um rapaz para ter um relacionamento emocional. Com muita frequência, as moças estão dispostas a buscar a tão desejada satisfação emocional no relacionamento com um rapaz qualquer, em lugar de esperar o melhor do Senhor – um homem íntegro. E, deixe-me dizer aqui, os homens íntegros não costumam pensar em namoro com moças que se envolvem emocionalmente com outros rapazes. Não vá em frente sem compromisso, de graça! Guarde-se para alguém que seja digno, para um homem íntegro.

Por que o rótulo “namoro” é importante?

• Para comunicação
Para que vocês dois estejam na mesma página quanto ao seu relacionamento (ou a ausência de um relacionamento). O comportamento de um rapaz não é suficiente. Suas palavras não são suficientes. Um rapaz que age como um namorado sem expressar seu desejo de namorar está brincando com você. Um rapaz que diz que gosta de você, mas nunca age de acordo com o que diz, não está disposto a se comprometer. A integridade do rapaz que está interessado em você exige que suas palavras e ações correspondam e sejam comunicadas a você e às pessoas a quem vocês prestam contas. Espere por um homem íntegro, que comunique o seu interesse em palavras e ações (cf. Rt 3-4 ).

A comunicação assusta porque você corre o risco de ouvir que a outra pessoa não sente por você aquilo que você sente por ela. As mulheres, muitas vezes, preferem a fantasia à realidade. No mundo dos sonhos, ele retribui seus sentimentos, você não está brincando com fogo, e tudo termina bem – felizes para sempre. Mas a realidade costuma ser muito mais dura. Você pode dizer para si mesma que ele irá namorar com você quando estiver pronto, mas isso não faz dos sonhos uma realidade. Como cristãos, somos chamados à verdade (1Jo 3.18) e a viver de forma honesta e íntegra para com todos (Lv 19). Se você está mantendo um relacionamento incógnito, sem rótulo,  isso significa que você precisa admitir para si mesma que se o rapaz quer namorar com você, ele a pedirá em namoro. Até que isso se torne uma realidade, as suas emoções estarão melhor em outro lugar.

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4.15)

• Para prestação de contas
Para que seus amigos chegados e as pessoas para quem você presta contas saibam onde está o seu coração e como incentivá-la em sua vida com Cristo. Não há como enfatizar suficientemente a importância da prestação de contas em todas as interações homem/mulher. Já escrevi sobre a importância da prestação de contas, mesmo em suas amizades com rapazes. Guardar o seu coração significa prestar contas em todas as fases de um relacionamento. Outros podem ver coisas que você não vê: um comportamento nada brilhante, um envolvimento emocional excessivo, a realidade do relacionamento. A Bíblia nos diz que uma pessoa sábia ouve o conselho dos outros (Pv 12.15) e confessa suas lutas e pecados a crentes de confiança (Tg 5.16) – isto é prestação de contas.

Dizer  “Não, nada está acontecendo – nós somos apenas amigos”, mas sair com um rapaz quase todas as noites da semana, não é honesto para com os outros nem consigo mesma. Manter conversas noite adentro com sua paixão, em segredo, é desonesto para com seus amigos fieis e perigoso para você. Isso significa que você deve admitir seus sentimentos, reconhecer até onde seu coração foi e fazer as alterações que forem necessárias. A prestação de contas é uma das maneiras que Deus usa para nos proteger e guardar nosso coração.

“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” (Cl 3.9,10)

• Para  integridade
Para que vocês dois vivam verdadeiramente dentro do rótulo atribuído ao seu relacionamento, visto que o mundo os está observando. Seja no Facebook, no Twitter ou no Starbucks, as pessoas estão observando a sua vida, e observando para ver se ela combina com o Evangelho que você proclama. Viver em integridade como alguém que segue a Cristo significa vigiar seu caminho para se certificar de que a reputação de Deus não está manchada por causa do comportamento imprudente ou irresponsável com o sexo oposto, ou seja, significa ver a sua vida sentimental como apenas outra maneira de anunciar Jesus ao mundo. Isso significa também escolher uma vida de integridade acima de qualquer outra opção, pois os nossos relacionamentos refletem a Cristo.

“Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.” (1Pe 2.11,12)

Os rótulos dizem mesmo respeito à honestidade no relacionamento. Se vocês são apenas amigos, você deve pensar, sentir e agir para com ele como amigo – nada mais. Se vocês estiverem namorando, então aproveite para conhecer um irmão em Cristo e não desperdice seu tempo sonhando acordada com seu casamento ou manipulando-o em direção ao rótulo seguinte. Se vocês estão prontos para serem namorado/namorada, então as pessoas a quem vocês prestam contas devem acompanhar o relacionamento. Seja qual for o seu rótulo – amiga ou namorada – seja honesta consigo mesma, seus parceiros de prestação de contas e o mundo ao redor sobre sua vida dentro desse rótulo. A prestação de contas, a comunicação e a integridade guardarão o seu coração do envolvimento com rapazes com os quais não vale a pena você se relacionar, incluindo aqueles que ainda “não estão prontos”. Elas também protegem da difamação o seu testemunho à medida que o mundo ao redor observa sua maneira de agir com os rapazes.

O perigo da “zona sem rótulo” é… que ela ainda é, na verdade, um namoro, mas com prestação de contas menor, comunicação mínima e integridade questionável. Deus tem um plano para sua vida sentimental que inclui guardar seu coração e glorificar a Ele – espere. Não se contente com um relacionamento qualquer que você consiga ter, não se contente com um relacionamento sem rótulo. Confie no Senhor e espere por um homem íntegro!

Fonte: Conexão Conselho Bíblico
Autor: Gabrielle Pickle