Maridos Negligentes

Por trás de uma esposa insensata há um marido negligente. Em provérbios diz que a mulher insensata destrói um lar, mas posso afirmar que em um casamento, se o marido for negligente, o fruto disso, será uma esposa insensata. Adão e Eva nos mostram claramente as funções matrimoniais, seu papel e sua importância para se ter um casamento bíblico.

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Gênesis 3:3.Repare na resposta de Eva quando questionada pela serpente, “disse Deus”. A resposta certa deveria ser “Deus me disse”. Por quê? Porque isso demonstraria intimidade com Deus, notadamente ouve um distanciamento de Deus. Adão deveria transmitir à Eva todos as instruções de Deus, e guardar o jardim. “O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.” (Gn 2, 15)

Chegamos na primeira negligência de Adão. Ele não guardou o jardim. Uma serpente entrou. Sua segunda negligência foi deixar Eva sozinha com a serpente. Onde estava Adão? Terceira negligência de Adão, comeu do fruto. Porque Adão não repreendeu Eva, dizendo que não deveriam comer do fruto? Eles já estavam no “disse Deus”, e não no “Deus me disse”. Estavam afastados da intimidade de Deus.

Quando Deus chega ao jardim, chama por Eva que pecou primeiro? Não, chama por Adão, significa que Deus estava cobrando as responsabilidades delegadas a ele, cuidar do jardim e instruir sua esposa. “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gênesis 3:9) Deus foi cobrar de Adão por sua negligência, Deus deu um ministério para Adão, guardar o Jardim, e quem estava no jardim? Eva, sua esposa.

Homens, vocês são homens? São homens de Deus? Saiba que antes de tudo Deus te deu um ministério fundamental, amar sua esposa como Cristo amou a igreja. “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Efésios 5:25).É o seu dever homem, levar a sua esposa a Cristo, de “salva-la” do mundo, de protegê-la, por ser a parte mais frágil.(1Pedro2,7)

A responsabilidade do casamento pesa sobre os ombros do marido. Esse é o cabeça do lar, e como cabeça ele deve tomar a iniciativa sempre. Pedir perdão primeiro, orar primeiro, ensinar a sua esposa as escrituras, ser o provedor, cuidar do “jardim” confiado por Deus lá na criação. Homens, não sejais mais meninos, mas antes crescei na estatura de Deus, para vos tornardes varões aprovados diante Dele .

Nossa responsabilidade é grande. Antes de pedir um ministério para Deus, cuide do que ele já te deu: “amar a esposa como Cristo amou a igreja.” Esteja disposto a morrer pela sua esposa, a evitar seu sofrimento, impeça que a mágoa chegue a seu coração. Faça ela livre dos perigos da sensualidade e do feminismo que assola a sociedade nesses dias. Por fim, ame-a como as escrituras mandam, faça sua parte, cumpra seu propósito.

Fonte: Reforma que Passa
Autor: Fernando Vargas