Preparando-se para o Casamento


Preparar-se bem para o casamento significa fazer um ao outro todas as perguntas difíceis.

Conhecer aquele alguém especial inclui aprender sobre família, amigos, educação, esportes, passatempos favoritos, livros, filmes, melhores e piores momentos de vida, os lugares mais claros em nossas origens e também os mais escuros.

Mas e quanto à teologia? Já pensou em perguntar sobre isso?

No Desiring God, uma de nossas páginas mais acessadas na internet é um conjunto de perguntas que John Piper reúne para casais que estão se preparando para o casamento (capítulo 1 neste e-book). Há algumas das coisas típicas — como amigos, entretenimento, estilo de vida, e filhos — mas muitos descobriram que a maneira de John colocar as perguntas ajuda a ajustar algumas coisas bastante profundas.

E então, há as perguntas sobre teologia, adoração e devoção, e os papeis de marido e mulher — perguntas que muitos casais (até demais) não pensam em fazer. Quando se está preparando para o casamento, ou mesmo apenas começando a considerá-lo, é de imensa ajuda ter uma perspectiva não apenas de um marido preparado por mais de 40 anos, mas também um pastor e teólogo preparado.

Este é um e-book curto. Nossa visão para ele é humilde. Nossa esperança é que alguns casais, quer estejam namorando e considerando o casamento, ou noivos e se preparando para o casamento, encontrem algum benefício aqui, passem a conhecer um ao outro melhor em algumas das questões da vida que são mais significativas, e sejam mais capazes de discernir a direção de Deus para suas vidas.

Nós adicionamos três recursos adicionais com as perguntas para o casamento na esperança de enriquecer sua preparação. O capítulo 2 é talvez a mais importante mensagem de John Piper sobre casamento. Lá ele abrange mais do que muitos de nós sequer ousamos abranger ao pensar sobre o que o casamento é, e o que Deus o projetou para ser. Este é um capítulo extremamente importante.

Relações sexuais no casamento é o tópico do capítulo 3. (Nós sabemos que alguns de vocês vão voar direto para este, agora que sabem onde ele está. Tudo bem. Apenas voltem para os capítulos 1 e 2, quando puderem.) Aqui há muito potencial para o prazer, e muito potencial para a dor. Não tenha receio de dar ao tópico do sexo uma boa consideração e uma honesta discussão durante o noivado.

Finalmente, o capítulo 4 é sobre a missão juntos. O casamento é para missão também. Em particular, o foco aqui é na hospitalidade. É um sermão da série que se tornou o livro Casamento Temporário: Uma Parábola de Permanência[1], que é para onde nós o enviaríamos para aprender mais sobre o casamento depois deste e-book. Para os cristãos, conversar a respeito de ministério juntos, incluindo hospitalidade (literalmente, no Novo Testamento, “amor por estrangeiros”) é uma preparação essencial.

O casamento é amplo. O que você está considerando ou se preparando para não é brincadeira. Não pense que você pode apenas adicionar o casamento como outra camada a uma vida já ocupada. O casamento exige um recomeço completo. Reavalie seus compromissos, verifique suas prioridades, repense o seu normal. Esperamos que este e-book e outros recursos com este ajudem. É de muito valor o investimento de perguntas sérias e pensamento diligente. Para sua alegria, para o bem de outros, e para a glória do Noivo da igreja.

Fonte: Voltemos ao Evangelho
Autor: David Mathis