O Evangelho e os Pastores Deliberadamente Complementaristas

Nossa motivação para a masculinidade e a feminilidade bíblicas no casamento é o evangelho.Estou convencido de que a posição complementarista fortalecerá a igreja no seu papel determinado por Deus de proclamar e proteger o evangelho. E os maiores defensores da posição complementarista (além da Bíblia) são os matrimônios, as famílias e as pessoas solteiras que irradiam a beleza e a sabedoria do plano de Deus para homens e mulheres.

A masculinidade e a feminilidade bíblicas são a plena demonstração dos efeitos transformadores de vidas que o Evangelho possui. Quando uma igreja ensina, pratica e honra as distinções entre os sexos determinadas pelo nosso bom e sábio Deus, o Evangelho avançará. Mas isto só acontecerá onde há pastores humildes e corajosos que conduzem todo membro e ministério da igreja por meio de exemplo pessoal e de pastoreio estratégico.

Entretanto, eis a minha preocupação: É muito fácil para nós como pastores afirmar a masculinidade e a feminilidade bíblicas e sustentar humildemente a posição complementarista, e ainda assim falhar em intencionalmente e constantemente aplicar este corpo de doutrina a nossas vidas e a nossas igrejas. Pastores devem não somente proclamar a verdade, mas colocá-la em prática.

Outro modo de dizer isso seria: o complementarismo deve ser funcional em nossas vidas pessoais e em nossas igrejas, e não simplesmente professado. Nossa compreensão da masculinidade e feminilidade bíblicas deveria significar que os maridos, as esposas, as crianças e os solteiros em nossas igrejas devem ser diferentes de como os casamentos e as famílias são no mundo.

Nossas responsabilidades como pastores recaem sobre duas categorias: aplicação pessoal e estratégia pastoral.

Aplicação Pessoal

Nosso ensino neste tópico só será tão efetivo quanto for o nosso exemplo pessoal. Ser modelo precede o ensino. A instrução bíblica não pode ser divorciada do exemplo pessoal.

Precisamos proporcionar a nossas igrejas um modelo genuíno (não perfeito) de masculinidade bíblica. É possível ensinar habilmente Gênesis 1-3 ou Efésios 5 e ainda assim negligenciar a aplicação destas passagens às nossas vidas.

Então permita-me perguntar-lhe: Onde e como você demonstrará a masculinidade bíblica à sua esposa e filhos nesta semana? Que diferença a sua posição complementarista fará em sua vida e para aqueles que você ama, guia e serve? Se eu passasse a semana com você, sua convicção sobre a masculinidade bíblica seria óbvia para mim?

Senhores, aqui está um presente que vocês podem dar às suas esposas nesta semana. Reserve algumas horas de tempo sem interrupções e peça-lhe que avalie honestamente seu exemplo pessoal de piedade e a sua liderança no lar.

Eu te desafio a fazer a ela esta pergunta: Onde eu preciso crescer em servi-la e conduzi-la?

Para marcar alguns pontos a mais de bônus, faça mais esta pergunta: Onde eu preciso crescer em servir e conduzir as crianças?

Esta única conversação poderia iniciar mudanças dramáticas na sua vida.

Depois que você falar com sua esposa, eu lhe encorajo a relatar os detalhes a um companheiro presbítero, um pastor ou um amigo. Receba abertamente as suas perguntas e observações e comprometa-se com eles para aplicação. Este passo debilitará o orgulho e cultivará a humildade. Já que Deus dá graça ao humilde, esta é uma coisa inteligente a se fazer. Na verdade, seria estúpido não fazê-lo já que Deus opõe-se ao orgulhoso. Portanto, vamos evitar de sermos meros defensores da posição complementarista. Pela graça de Deus devemos ser complementaristas funcionais, o que significa que isso ficará evidente para todos que o virem.

(Na verdade, eu dobro o desafio para que você faça à sua esposa a pergunta acima.)

Estratégia Pastoral

Você tem uma estratégia para ajudar a sua igreja a demonstrar a masculinidade e a feminilidade bíblicas?

Nesse caso, qual é a sua estratégia? Qual é o seu plano para esclarecer, cultivar e celebrar a masculinidade e feminilidade bíblicas em sua igreja? Isto deve ser feito proposital, estratégica e consistentemente e não ocasionalmente. E não será feito se você não liderar humilde, sábia e corajosamente.

Eis o porquê: Os membros de nossas igrejas estão sendo atacados diariamente por uma cosmovisão e cultura feminista. Eles estão inalando ares feministas todos os dias. Portanto, não tome por certo que a sua declaração de fé ou a série de estudos que você fez no ano passado são suficientes para proteger sua igreja do feminismo cultural ou evangélico.

Eis o como: Comece refletindo em cada ministério da sua igreja. A masculinidade e feminilidade bíblica são exemplificadas e explicitamente ensinadas em cada ministério? O que dizer do ministério com as crianças? E o ministério da mocidade? A equipe de adoração? O ministério de aconselhamento? Avalie profundamente todos os aspectos da sua igreja, inclusive a dieta de ensino aos domingos. Então elabore um plano específico para canalizar este importante corpo de doutrina através de cada ministério da sua igreja para que chegue a cada membro da sua igreja durante todos os anos em que você for pastor dela.

Pregar sobre masculinidade e feminilidade bíblicas não é suficiente. Precisamos transferir este corpo de verdade a toda a membresia de nossa igreja. Que começa conosco.

Fonte: Bom Caminho
Autor: C. J. Mahaney